Todo faturamento mensal demanda um grande esforço de atenção para que não ocorram glosas e prejuízo financeiro.
Seguir alguns passos é fundamental para que você garanta o recebimento da sua fatura.
-
1. É de extrema importância que sua equipe de atendimento esteja preparada não só para prestar um serviço de qualidade, proporcionado ao seu paciente uma boa experiência num momento difícil, mas também, que conheça as regras das operadoras de saúde, elegibilidade, autorização de procedimentos médicos e forma de emissão da guia.
2. Preparação prévia das cobranças de acordo com as guias especificas de cada atendimento. A conferência das guias evita que o faturamento seja barrado no envio eletrônico e que gerem glosas ou devoluções de faturamento, prejudicando o prazo de recebimento.
3. Importante que haja uma lista organizada com as datas e regras de envio de faturamento, constando as datas de inicio e fim de envio, necessidade de envio da guia física, qual a plataforma de envio e se há necessidade de vínculo das notas fiscais ou preenchimento de capa de lote.
4. O preparo do fechamento de lotes dos atendimentos e geração do XML em seu sistema, deverá ser realizado com bastante atenção para que algumas guias não fiquem fora do fechamento. Passar o XML pelo validador é muito importante para que este não seja barrado na plataforma de envio da operadora.
5. Por precaução, é importante que a empresa fique com uma cópia das guias de atendimento enviadas, caso o convênio exija o envio de guias físicas, sejam copias ou digitalização.